Home / Crateús / MPCE articula 1º curso para pretendentes à adoção em Crateús
Foto: reprodução MPCE

MPCE articula 1º curso para pretendentes à adoção em Crateús

Nesta quarta-feira (29/11), o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Crateús, participou do encerramento do 1º Curso Preparatório aos Pretendentes à Adoção em Crateús. A formação foi articulada pela promotora de Justiça Milvânia Britto com o abrigo Acochego e foi executada por uma equipe interprofissional que dá suporte à 3ª Vara da Comarca de Crateús.

O curso aconteceu em quatro encontros nos dias 13, 17, 27 e 29 de novembro, das 9h às 11h. A assistente social e coordenadora do abrigo, Flávia Furtado, é a responsável pela equipe composta por uma psicopedagoga, duas assistentes sociais, uma psicóloga e uma estagiária de serviço social, e que atua, além da gestão do abrigo, como equipe interprofissional da 3ª Vara.

O conteúdo abordado foi construído com base em estudos realizados pela equipe e em experiências de outras Comarcas. Os temas abordados foram: expectativas e motivações para a adoção, a ressignificando a adoção, a criança real e a criança idealizada. O último tópico abordado foi “Aspectos legais da adoção”, ministrado pela titular da 3ª Promotoria de Justiça e a advogada Paula Franssinetti, esclarecendo as dúvidas dos pretendentes a adoção.

O trabalho de atendimento aos pretendentes à adoção iniciou em setembro de 2017, no Fórum da comarca de Crateús, e foram realizados 10 atendimentos que geraram oito processos de habilitação à adoção que já estão em fase de conclusão. Além do curso, a equipe interprofissional realiza atendimentos, orientações, preenchimento orientado de cadastro de pretendentes à adoção, entrevistas sociais e psicológicas, e visitas domiciliares.

Assessoria

Comente com o Facebook