Home / Crateús / Filme sobre a “Procissão das Velas” será lançado em Crateús

Filme sobre a “Procissão das Velas” será lançado em Crateús

Exibição integra comemorações pelo aniversário do Circuito de Cultura Margem Esquerda

Filmado durante a Romaria de Nossa Senhora das Candeias, em fevereiro de 2016, o curta-metragem Candeias será lançado nesta sexta-feira (16), em Crateús. O filme apresenta um olhar voltado para uma das mais belas expressões da religiosidade popular do Cariri, a “Procissão das Velas”, que ocorre em Juazeiro do Norte desde o início do século XX, sempre no dia 02 de fevereiro.

A exibição será realizada no Circuito de Cultura Margem Esquerda (Rua Farias Brito, 188 – Centro), às 20h, com entrada gratuita. Após a exibição, haverá debate sobre a produção do filme com o diretor Ythallo Rodrigues.

Dirigido por Reginaldo Farias e Ythallo Rodrigues, Candeias é uma produção de O Berro Filmes. Foi realizado com recursos do Fundo Estadual de Cultura, aprovado no XI Edital de Cinema e Vídeo (de 2014) da Secretaria de Cultura do Estado Ceará.

No último mês de abril, Candeias foi selecionado para o 22º É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, principal evento dedicado exclusivamente a documentários na América Latina, e exibido em quatro sessões, no Rio de Janeiro e em São Paulo, com a presença dos diretores Reginaldo Farias e Ythallo Rodrigues.

Lançamento de livro e performance cênica

A exibição em Crateús integra as comemorações pela passagem de um ano de aniversário do Margem Esquerda. Na noite desta sexta-feira (16) haverá também o lançamento do livro Intelectuais em Movimento, do professor Rodrigo Santaella (do IFCE) e performance artística do grupo Aproximações Poéticas, formado por estudantes do IFCE e da FAEC, coordenado pela professora Karla Gomes. A programação terá início às 20h, se encerrando com a apresentação da banda Dom Pregon e Lilian Silva. .

Serviço:
Lançamento do curta-metragem Candeias
Sexta-feira 16 de junho, às 20h
No Circuito de Cultura Margem Esquerda
Rua Rua Farias Brito, 188 – Centro – Crateús
Entrada gratuita.

Sinopse
Candeias é torrente de luz, um imenso rio iluminado de fé, por sertanejos simples, a desaguar num mar de promessas realizadas e anseios pelo porvir. É o instante em que se entoa forte cada bendito e oração. É estar em Juazeiro do Norte, terra santa inventada por Padre Cícero, e na qual, no caminho de idas e vindas, nunca ninguém se perdeu.

LINKS IMPORTANTES:
Teaser do filme no youtube: https://youtu.be/Su7-gQPlbUg
Fanpage: https://www.facebook.com/candeiasfilme/

Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos
IFCE campus de Crateús

Comente com o Facebook