Início / Destaques / Açude que abastece Crateús encontra-se com 3,66% de seu volume e situação preocupa

Açude que abastece Crateús encontra-se com 3,66% de seu volume e situação preocupa

O Açude Paulo Sarasate, conhecido popularmente como Açude Araras, que abastece Crateús, localizado no município de Varjota, distante a aproximadamente 111 km de Crateús, encontra-se em uma situação preocupante, com apenas 3,66% de seu volume, de acordo com informações divulgadas no Portal Hidrológico do Ceará nesta quinta-feira (27), que foram apuradas pela Compahia de Gestão de Recursos Hídricos – COGERH. O Açude Araras tem capacidade de 859,53 hm³.

A situação se tornará mais preocupante se ocorrer o que é esperado de acordo com algumas estimativas de órgãos de previsões meteorológicas, que é a seca que atingirá o estado do Ceará no ano de 2017, situação que poderá não ser diferente dos anos anteriores.

Os principais reservatórios de Crateús, Açude Carnaubal e Barragem do Batalhão, continuam no esquecimento do zero por cento de sua capacidade, enquanto no vizinho município de Novo Oriente, a situação do Açude Flor do Campo é considerada melhor, com 3,31 % de seu volume.

Em todo o estado do Ceará, apenas um açude encontra-se em situação favorável, que é o caso do açude Caldeirões, localizado no município de Saboeiro, está com capacidade acima de 90% de seu volume total.

Repórter Nathan Loyola – Site Sertões de Crateús

Obs.: Pode copiar mas deixe a fonte, sob pena de crime de plágio de matéria jornalística.

Comente com o Facebook

Veja também

Agricultora é transferida para Sobral após ser picada por cobra em Nova Russas

Após o incidente, Dona Francisca foi socorrida ao Hospital de Nova Russas, posteriormente, transferida para …